As Melhores frases de Keiji Nishitani :
„Uma crise está ocorrendo no mundo contemporâneo em uma variedade de formas, atravessando os domínios da cultura, ética, política e assim por diante. Na base desses problemas está o fato de que a essência do ser humano se tornou um ponto de interrogação para a própria humanidade. “ - Keiji Nishitani
O nada "é geralmente forçado a uma relação com o" ser "e feito para servir como sua negação, levando à sua concepção como algo que" é "o nada porque" não é "o ser. Isso parece ser especialmente evidente no pensamento ocidental, mesmo na "niilidade" do niilismo. Mas na medida em que se pára aqui, o nada permanece um mero conceito, um nada apenas no pensamento. Nada absoluto, em que mesmo esse "é" é negado, não é possível como um nada que é pensado, mas apenas como um nada que é vivido. Foi observado acima que atrás da pessoa não há absolutamente nada, isto é, que "absolutamente nada" é o que está por trás da pessoa. Mas essa afirmação não surge como uma conversão conceitual, mas apenas como uma conversão existencial longe do modo de ser da pessoa centrada na pessoa. Concedido o que dissemos sobre a auto-preensão centrada na pessoa da pessoa como estando entrelaçada com a própria essência e realização do pessoal, a negação do centrado na pessoa ss deve equivaler a uma autonegação existencial do homem como pessoa. A mudança do homem como pessoa da auto-preensão centrada na pessoa para a auto-revelação como a manifestação do nada absoluto - da qual falarei a seguir - requer uma conversão existencial, uma mudança de coração dentro do próprio homem ”. - Keiji Nishitani
„Todas as coisas que estão no mundo estão interligadas, de uma forma ou de outra. Nem uma única coisa surge sem alguma relação com todas as outras coisas. O intelecto científico pensa aqui em termos de leis naturais de causalidade necessária; a imaginação mítico-poética percebe uma conexão orgânica e viva; a razão filosófica contempla um Um absoluto. Mas em um nível mais essencial, um sistema de circunsessão deve ser visto aqui, de acordo com o qual, no campo de Śūnyatā, todas as coisas estão em um processo de se tornar mestres e servos uns dos outros. Nesse sistema, cada coisa é ela mesma por não ser ela mesma, e não é ela mesma por ser ela mesma. Seu ser é ilusão em sua verdade e verdade em sua ilusão. Pode parecer estranho da primeira vez que o ouvimos, mas na verdade nos permite pela primeira vez conceber uma força em virtude da qual todas as coisas são reunidas e colocadas em relação umas com as outras, uma força que, desde os tempos antigos , recebeu o nome de "natureza" “ - Keiji Nishitani